segunda, 27 de junho de 2022

Categorias
Cultura e Entretenimento

Prefeitura encerra curso ‘Formação de Startups’ no Casarão da Inovação Cassina

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema), encerrou na noite deste domingo, 20/3, mais uma turma da “Formação de Startups”, após três dias de duração. Os mais de 40 participantes encararam o desafio de criar uma startup e estabelecer metas para consolidá-la no mercado. Todas as atividades foram realizadas no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus.

“Tivemos uma grande eficácia no curso, com 100% de aproveitamento de vagas preenchidas. Da turma anterior que se formou, já temos uma startup criada, então é sinal de que precisamos investir muito mais nisso. Manaus é uma cidade muito promissora, então vamos implementar as políticas públicas planejadas pelo prefeito David Almeida”, destacou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

Com duração de 18 horas, os alunos participaram de uma imersão de ideias e experiências, apresentadas por mentores em todo o Brasil, incluindo CEOs de marcas e empresas renomadas no mercado. Os participantes formaram oito grupos e, cada um deles, apresentou a ideia de startup.

“Lançamos esse desafio para eles na última sexta-feira. Eles entraram aqui com uma ideia, e saíram com uma iniciativa de startup. Foram apresentadas boas ideias, que tem grande potencial de desenvolvimento no mercado”, afirmou o mentor do curso, Francisco Felinto.

Cada grupo criou um site da futura startup e também uma identidade visual. Segundo o diretor do IDT-Cema, Daniel Takaki, essa metodologia na prática vai contribuir para o fortalecimento da ideia, além de dar um incentivo ao grupo. Além disso, mesmo após o término do curso, os participantes ainda podem ter consultorias com os mentores e colaboradores.

“Temos muito orgulho dessa turma, que abriu mão do final de semana para viver uma experiência única de inovação. Manaus tem uma cultura empreendedora muito forte, e estamos aqui para capacitar essas pessoas. Da primeira turma, já temos o resultado de duas startups atuando no mercado, em menos de um mês. Nessa segunda turma, a expectativa é muito alta”, afirmou Takaki.

Esta é a segunda turma de um total de seis que serão formadas durante o primeiro semestre de 2022, totalizando 240 alunos. A primeira foi realizada em fevereiro e contou com 100% de participação dos selecionados.

“Uma experiência sensacional na minha vida, algo que mudou bastante. Eu me descobri uma pessoa com novos sonhos, novos projetos. Eu saio daqui me sentindo com vontade de mudar o mundo”, afirmou o aluno Hélio Lucas.

O Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente acompanhará a continuidade dos projetos formados nesta edição do curso, a fim de estimular a consolidação das startups em Manaus.


Publicado em – https://bit.ly/3N7L3J3

Texto – Jaciara Ferraz / Semtepi
Foto – Divulgação / Semtepi

MATERIAS RELACIONADAS