Prefeitura de Manaus finaliza terraplanagem no ramal do Cuieiras e anuncia reforma em UBS e escola

Há pelo menos três anos, a comunidade do ramal do Cuieiras, no quilômetro 15, BR-174, estava desamparada. A via de acesso ao posto de saúde e à escola municipal estava em terra natural, sem asfalto. A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), finalizou os trabalhos de terraplanagem nesta quinta-feira, 13/1, e aguarda uma trégua das chuvas para prosseguir com a pavimentação. A contenção de uma erosão que colocava em risco a estrutura da unidade escolar também foi concluída.

O prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, vistoriou os trabalhos nesta manhã e assegurou que, para além dos cuidados no ramal, a prefeitura vai atuar de forma célere na reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora Auxiliadora e da Escola Municipal Ivan Júnior Saraiva de Barros.

“A partir de mais uma ação integrada entre as secretarias, determinada pelo prefeito David Almeida, estamos direcionando um olhar diferenciado para a área rural da cidade. Nós já fizemos aqui, através da Seminf, a recomposição de uma grande erosão, que ameaçava a estrutura da escola e finalizamos a terraplanagem de 4 quilômetros da extensão do ramal. Agora, vamos melhorar a estrutura da unidade educacional, em parceria com a Semed, e dar suporte à UBS, em conjunto com a Semsa”, assegurou Rotta.

Maria do Socorro, de 56 anos, agente de saúde da UBS Nossa Senhora Auxiliadora, mora há 16 anos no local. Ela afirma que se não fosse a gestão atual, a comunidade estaria desamparada. “Desde 2019 não há manutenção nessa estrada”, disse.

“A melhoria no ramal ajuda no acesso ao posto de saúde e à escola. Temos muita dificuldade em transitar por aqui, fora os acidentes que já ocorreram devido às condições do ramal. Nunca chegou asfalto aqui. Se conseguirem pavimentar esse trecho, nós vamos ter facilidade no acesso à cidade”, afirmou Maria do Socorro.

Na ocasião, o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcelo Cambpell, anunciou a reforma da escola, a ser realizada na segunda-feira, 17/1, e a ampliação do espaço, que deve receber equipes de obras após abertura de licitação.

“Por determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Marcos Rotta, a Escola Ivan Júnior vai passar por um processo de revitalização, uma pequena reforma, para começar o ano letivo com alguns reparos internos. Também vamos fazer a ampliação da escola, conforme a comunidade pede, com refeitório novo e uma área de lazer, para que as crianças possam ter mais dignidade e conforto no seu dia a dia escolar”, anuncia o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Marcelo Cambpell. As aulas no calendário do município iniciam no dia 7 de fevereiro.

Reforma na UBS

A UBS, de porte 1, uma das três unidades em zona ribeirinha, também deve receber manutenção na rede elétrica, conforme anunciou o subsecretário de administração e planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Nagib Salém.

“Vimos averiguar o que a secretaria pode fazer para adequar melhor as instalações, começando pela instalação elétrica e algumas outras obras de manutenção, para deixarmos o prédio em melhores condições e, claro, para que a população seja mais bem atendida”, disse Nagib.

— — —

Texto – Alessandra Taveira / Seminf

Foto – João Viana / Semcom