No Dia Mundial da Saúde parlamentares cobram plano de enfrentamento à Covid-19

No Dia Mundial da Saúde parlamentares cobram plano de enfrentamento à Covid-19

O Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta quarta-feira (7), foi tema relevante nos debates na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta manhã. A data foi associada à saúde da população e as ações do Governo voltadas ao combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Os deputados Serafim Corrêa (PSB), Dra. Mayara Pinheiro (Progressistas), Adjuto Afonso (PDT), Wilker Barreto (Podemos) e Álvaro Campelo (Progressistas) falaram sobre a data e reforçaram o papel do Poder Legislativo na produção de projetos que auxiliem o Executivo na promoção das ações práticas, mas também na fiscalização e cobrança do governo, especialmente nesse momento de pandemia.

Dra. Mayara Pinheiro iniciou seu pronunciamento lembrando a data e explicando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu oficialmente no ano de 1950 o dia 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde, com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de manutenção de um bom estado de saúde. E esse bom estado de saúde, segundo a OMS, destacou a parlamentar, é um estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Para a parlamentar, é preciso cobrar do Governo Estadual um planejamento detalhado sobre um possível terceiro pico do número de infectados pelo novo coronavírus no Estado. “Os cientistas indicam uma possível terceira onda, e precisamos nos antecipar e pensar ações antes que elas sejam efetivamente necessárias”, falou. Dra. Mayara informou que a partir das 14h desta quarta-feira presidirá uma Audiência Pública para tratar desse assunto.

O deputado Wilker Barreto também falou sobre a possibilidade de uma terceira onda e afirmou que os números de infectados podem ter diminuído na capital Manaus, porém, no interior os dados indicam agravamento, aliado às dificuldades causadas pelas cheias dos rios. “Questiono a tomada de decisões de um gestor que deve priorizar a vida, combater a fome de seu povo”, declarou, ao cobrar ações do governo no auxílio aos municípios do interior, e concluiu “não dá para errar três vezes no mesmo problema”.

A prioridade de vacinação das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down com o imunizante contra a Covid-19 foi cobrado pelo deputado Álvaro Campelo, que também se pronunciou sobre a data e os impactos da pandemia no Amazonas. Para o parlamentar é necessário que esse grupo de pessoas seja imunizado o mais rápido possível. Os trabalhadores da saúde e seus esforços e comprometimento aos pacientes foi lembrado pelo deputado Serafim Corrêa.

Sessão Especial

O procurador geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, esteve na Aleam, na manhã desta quarta, para realizar a apresentação do Relatório das Atividades do MP-AM no exercício de 2020. A entrega do documento aconteceu em obediência à legislação e foi realizada durante Sessão Especial no Plenário Ruy Araújo, presidida pelo deputado Roberto Cidade (PV), presidente do Poder Legislativo Estadual.

Diretoria de Comunicação da Aleam

Foto: Alberto César Araújo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here