domingo, 26 de junho de 2022

Categorias
Cidades

Município de Manicoré é destaque na avaliação do Programa Previne Brasil

Entre os 62 municípios do estado, 25 estão com nota acima de sete e 15 estão avaliados acima de oito no ranking do Ministério da Saúde

O Município de Manicoré foi um dos destaques na avaliação dos indicadores do Previne Brasil, com um excelente desempenho na Atenção Básica de Saúde. O programa do Ministério da Saúde, analisou os dados do último quadrimestre de 2021.

Entre os 62 municípios do Amazonas, 25 estão com nota acima de sete e 15 estão avaliados acima de oito. E Manicoré recebeu nota 10, mostrando que a Prefeitura está levando uma saúde de qualidade para toda a população do município.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, os indicadores do Previne Brasil avaliam o resultado das ações estratégicas que garantem a qualidade dos serviços nos municípios.

“São avaliadas áreas como pré-natal, saúde da mulher e da criança e doenças crônicas. As avaliações positivas dos municípios são resultados concretos e comprovam o trabalho do Governo do Amazonas para melhorar os indicadores de saúde”, ressaltou.

O Indicador Sintético Final (ISF), que soma o desempenho dos sete indicadores priorizados para aquele ano no Previne, indica a posição e a análise final sobre o serviço prestado à população pela Atenção Primária em Saúde (APS).

Os indicadores são:
Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV
Proporção de gestantes com atendimento odontológico
Cobertura de exame citopatológico
Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre
Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada
Cobertura vacinal de Poliomielite e de Pentavalente.

“Nessa avaliação, a análise dos dados necessita ser contínua e constante, tanto pelo estado quanto pelos municípios, para compreendermos melhor os desafios na execução das ações de saúde”, ressaltou a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, da SES-AM, Nayara Maksoud.

O Prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio teve como foco nessa pandemia, além de muito trabalho em todos os setores, um olhar especial para a saúde, com isso se reuniu sempre com sua equipe de saúde, ajudando e buscando trazer mais capacitação.

Fonte: menezesvirtualeye.com

MATERIAS RELACIONADAS