Mais de 20 toneladas de lixo são retiradas do igarapé do São Jorge, pela prefeitura

Mais de 20 toneladas de lixo são retiradas do igarapé do São Jorge, pela prefeitura

Somente nesta quarta-feira, dia 21/7, a Prefeitura de Manaus retirou mais de 20 toneladas de resíduos do igarapé do Mindu, no trecho próximo à avenida São Jorge, no bairro de mesmo nome, zona Centro-Oeste. Os serviços de limpeza das orlas e igarapés de Manaus são uma ação constante realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), e somente neste ano já resultou no recolhimento de aproximadamente 5 mil toneladas de lixo.

Diariamente, equipes do órgão percorrem em torno de 60 quilômetros de orla, para a realização do serviço de limpeza dos rios. Áreas como Manaus Moderna, Panair, igarapés do Franco e do 40, Aparecida, Compensa, Cachoeirinha, marina do Davi, porto da Ceam, praia da Lua, e ainda regiões rurais, como as comunidades do Livramento, Julião, Abelha e de Nossa Senhora de Fátima recebem essas ações.

O resultado é uma média diária de 27 toneladas de lixos retirados das águas, grande parte desse material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderia ser reciclada.

Conforme o subsecretário de Operações da Semulsp, José Rebouças, apesar das inúmeras campanhas de conscientização promovidas pelo órgão, a quantidade de resíduos sólidos descartados irregularmente nos rios ainda é grande.

“Nosso trabalho é incansável. Todos os dias, mais de 70 servidores trabalham nessa mão de obra de limpeza. Usamos maquinário pesado, balsas, botes e equipes de servidores. Porém, todo esse esforço poderia ser concentrado em outra ação se as pessoas tivessem a consciência de não jogar lixo nas ruas e igarapés”, ressalta.

Para a realização da limpeza são usados maquinários, redes de coletas, balsas, empurradores, além de botes e servidores que recolhem os resíduos de forma manual em áreas de difícil acesso.

Ainda segundo Rebouças, além da limpeza diária, a Semulsp, por meio da Comissão Especial de Divulgação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), vem realizando campanhas e ações de conscientização na cidade, utilizando-se de redes sociais e ampla mídia, nos bairros e também de porta em porta.

“Além disso, temos o grupo Garis da Alegria, que colabora com essa campanha. Porém, nada disto tem resultado se a população não se conscientizar e fazer o descarte correto dos seus resíduos”, observa Rebouças.
— — —
Publicado em – https://bit.ly/3iwwYq5

Texto – Isabella Siqueira/ Semulsp
Foto – Valdo Leão / Semulsp

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here