Manaus (AM) – Os servidores públicos estaduais que atuam na capital amazonense terão um recesso prolongado de cinco dias consecutivos entre os dias 24 e 28 de outubro. A decisão foi oficializada pelo governador Wilson Lima (União Brasil) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira (10).
De acordo com o decreto, serão considerados ponto facultativo os dias 27 (segunda-feira) e 28 de outubro (terça-feira), este último marcado pelo Dia do Servidor Público. Já o dia 24 (sexta-feira) é feriado municipal em Manaus, em razão do aniversário da cidade.
Somados ao fim de semana (dias 25 e 26), os servidores da capital terão um total de cinco dias de folga.
Interior com folga parcial
Para os servidores que atuam no interior do Amazonas, o recesso será menor. Como o feriado do dia 24 é válido apenas para Manaus, os servidores do interior terão ponto facultativo apenas nos dias 27 e 28 de outubro.
Serviços essenciais e educação
Mesmo com o recesso prolongado, o decreto estabelece que os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente em todo o estado. Isso inclui atendimentos nas áreas de saúde, segurança, emergência e outros serviços públicos indispensáveis.
Na área da educação, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) será responsável por organizar a compensação das horas letivas, se necessário, a fim de manter o cumprimento do calendário escolar.