Curso ministrado por mulheres cientistas tem inscrições abertas para alunos da rede estadual de ensino

Curso ministrado por mulheres cientistas tem inscrições abertas para alunos da rede estadual de ensino

Iniciativa é promovida pela Universidade de São Paulo (USP)

Os estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) da rede estadual têm até a terça-feira (15/06) para se inscrever no curso “Mergulho na Ciência”, da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa, realizada de maneira on-line, tem como objetivo incentivar a inserção de jovens alunos no universo da Ciência, por meio de 12 temas: Astrobiologia, Astronomia, Educação, Engenharia, Entomologia, Farmacologia, Física, Microbiologia, Oceanografia, Neurociências, Zoologia e Evolução.

Os cursos, ministrados por cientistas mulheres, visam proporcionar uma combinação de aulas, material complementar, atividades e certificados a todos que finalizarem o “Mergulho na Ciência”. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site da iniciativa, por meio do link: https://www.mergulhonaciencia.com/.

Neste ano, o curso conta com duas modalidades: Educação a Distância (EaD), para todos os inscritos e que ficará disponível de 24 de julho a 30 de setembro; e De Frente com as Cientistas, para 150 sorteados que desejarem se encontrar virtualmente e ao vivo com as cientistas, em quatro sábados, entre os meses de julho e agosto, pela parte da manhã.

Profissionais – Para a edição deste ano do “Mergulho na Ciência”, serão aceitas inscrições de monitoras da graduação e pós-graduação, de qualquer curso ou universidade do Brasil, para a modalidade De Frente com as Cientistas. Além disso, estão abertas inscrições para professores do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental para a modalidade EaD, caso queiram usar o curso como um complemento às suas disciplinas.

Visando a maior inclusão social, a iniciativa terá ainda a tradução de todas as aulas para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Sobre o curso – O “Mergulho na Ciência” é um projeto de cultura e extensão do Instituto Oceanográfico, da USP, com o objetivo central de inserir crianças e jovens na Ciência, ao falar sobre vários temas incríveis, mostrar a importância do segmento para o desenvolvimento do País e desmistificar a figura de uma cientista, através de exemplos de cientistas mulheres brasileiras.

Com a pandemia, o curso foi adaptado para o formato on-line e, desta vez, conta com algumas novidades: todos os inscritos, meninas e meninos, de todo o Brasil, terão acesso às palestras e material complementar gratuitamente.

FOTO: Divulgação/Seduc-AM (obs.: registro feito antes da pandemia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here