Polícia

PMAM apreende 30 répteis de casco e ovos de tracajá em embarcação durante operação na Base Arpão 2, em Coari

Coari (AM) – Na manhã de segunda-feira (20), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu cerca de 30 répteis de casco e 26 ovos de tracajá durante uma operação na Base Arpão 2, nas proximidades do município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus. Um homem de 29 anos foi preso e autuado por crime ambiental.

A ação ocorreu por volta das 7h, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A equipe policial abordou a embarcação F/B Araber IX, que partiu do município de Juruá (a 674 km da capital) com destino a Manaus.

Durante a revista, os agentes encontraram os animais escondidos em sacos de estopa, sobre a câmara frigorífica da embarcação. No total, foram apreendidos cinco tracajás adultos, 25 filhotes e 26 ovos.

Ao ser interrogado, o suspeito admitiu ser o responsável pelo transporte dos animais, alegando que seriam levados para familiares. Ele não possuía documentação autorizando o transporte, sendo detido por crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna.

Procedimentos

O homem e os animais foram encaminhados ao cartório da Base Arpão 2, para continuidade dos procedimentos pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

Após avaliação, as autoridades constataram que os répteis de casco estavam em boas condições de saúde e, posteriormente, foram devolvidos à natureza.

A operação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de animais silvestres e na preservação da fauna amazônica.

Leia também